Blog Master Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Cenário positivo para o setor imobiliário: aproveite a oportunidade

Cen�rio positivo para o setor imobili�rio: aproveite a oportunidadeTaxas de juros baixa, estímulos para a oferta de crédito e investimento em um segmento mais seguro fazem o mercado imobiliário se sobressair e registrar números positivos, mesmo em meio a pandemia

As perspectivas positivas que se previam para o mercado imobiliário no primeiro semestre deste ano mostram dar sinais de estarem sendo efetivadas. Influenciado por panoramas como juros baixos, estímulos fortes no acesso ao crédito para aquisição de imóveis, aposta em um setor considerado mais estável e a própria pandemia que alterou a forma como as pessoas convivem com suas casas, o setor tem visto um aumento na busca por financiamentos imobiliários.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, o primeiro semestre registrou altas expressivas no acesso ao crédito imobiliário, no comparativo com o mesmo período do ano passado: um aumento de 19,4%, com destaque especial para o mês de junho, que teve 38% a mais de negociações efetivadas no Estado, ante o mesmo mês de 2019. Ao todo, na primeira metade de 2020, no RS, foram liberados mais de R$ 2,56 bilhões em recursos para compra ou construção de 11 mil unidades habitacionais.

Pandemia trouxe nova relação das pessoas com suas casas

Para empresários e especialistas do setor imobiliário, os resultados são reflexo de um conjunto de fatores. Um deles, mostra que a pandemia mudou a relação das pessoas com suas casas.

“A casa mudou a relação das pessoas nesse momento de crise. Para se defender da ameaça do vírus, a saída foi passar mais tempo no imóvel”, resume o empresário Antonio Setin, em depoimento ao jornal O Estado de São Paulo.

Pelas pessoas estarem passando mais tempo em casa, surgem mais necessidades de realizar ajustes ou investir em um local que ofereça todas as soluções para as demandas de espaço que surgiram nesse novo contexto.

Taxas de juros baixas motivam saída do aluguel e investidores

Além disso, alinhado as novas demandas, as pessoas também estão aproveitando o momento de baixa nas taxas de juros para sair do aluguel. Com Taxa Selic em patamar recorde, a 2,25% ao ano, e com perspectivas de nova redução, o acesso ao crédito, em especial o imobiliário, está mais barato.

Considerando algumas linhas oferecidas por bancos, as taxas de juros para financiamentos, em média, tiveram uma redução de 7% a 7,99% para até 6,5%, com condições que podem ficar ainda melhores para aqueles com bom histórico de crédito. Isso faz uma diferença enorme na hora de realizar a operação, o que torna do momento uma oportunidade a ser aproveitada para se investir na compra de uma casa ou apartamento.

O investimento, inclusive, é outro diferencial que torna os imóveis atrativos neste momento. Conforme o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS), Aquiles Dal Molin Junior, os imóveis são tidos como investimentos seguros em períodos de crise econômica. Essa avaliação, aliada a baixa remuneração de diversos fundos, devido a Selic em queda, deixam o rendimento do aluguel atrativo.

Por conta disso, o momento é tido como a oportunidade para se investir em imóveis. Acesse masterimóveis.imb.br, saiba mais e conheça as opções que temos em Passo Fundo para você não perder essa chance.  

 




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade