Blog Master Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Dicas para comprar um imóvel

Dicas para comprar um imvelMuitos são os motivos que nos levam a adquirir um imóvel. Pode ser a tão sonhada “casa própria”, ou, também, pode ser a título de investimento. Porém, quaisquer que sejam os seus motivos, sempre é importante garantir uma boa compra, com um planejamento bem estabelecido. Para isso, selecionamos algumas dicas para você!

1. Localização: Quando nos imaginamos em um lugar, pensamos nas redondezas e no que ela nos oferece, dentro do que buscamos, assim como na acessibilidade, facilidades e praticidades para o nosso dia a dia.
Qual é a sua prioridade?
A escola para os filhos?
O melhor trajeto ou acesso para o trabalho?
O comércio e serviços oferecidos?
Ou, ainda, o sossego do final de tarde?

2. Infraestrutura: Depois da localização, a estrutura que o entorno do imóvel é um aspectos que faz diferença. A presença de shoppings, escolas, áreas de lazer, restaurantes, academias, supermercados, transporte público, acessibilidade, bem como a segurança do local e seus arredores podem ser fatores determinantes na escolha, de acordo com as suas necessidades.
No caso de condomínio, cada vez mais eles oferecem vantagens significativas para os condôminos. Comodidades como salão de festas, piscina, academia e playground são apensas algumas dessas facilidades do dia-a-dia. Porém, estas vantagens podem influenciar no valor do condomínio, que é uma despesa permanente. E, por isso, é muito importante avaliá-las.

3. Área do imóvel: Outro fator importante é a área do imóvel. Analisar sua planta para verificar se ele atende às suas necessidades. O que você deseja? Um imóvel amplo ou mais compacto? E como você pensa na distribuição dos cômodos? Quantos dormitórios? Parece uma coisa simples, mas que se deve estar atento a esses pequenos detalhes.

4. Vagas de garagem: Um automóvel pode trazer algumas facilidades no deslocamento e liberdade de ir e vir. Necessidade ou não, cada um tem sua opinião. Por isso, na hora de escolher seu imóvel pense que o imóvel deve ser adequado para você hoje e também para daqui a alguns anos. Um veículo pode não ser um plano a curto prazo, mas quem sabe a médio ou longo prazo?

5. Orientação solar: Um detalhe a ser verificado é a incidência de sol. Ambientes quentinhos ou mais frescos, o que você prefere?
Visite o imóvel em diferentes horários para verificar quais os ambientes que o sol atinge para definir sua escolha.

6. Acabamento: O acabamento é um diferencial do imóvel, é a “cereja do bolo”. Precisa ter uma atenção especial, garantindo a qualidade e o conforto dos moradores, a estética do ambiente e a praticidade no dia a dia.

7. Documentação: É imprescindível verificar se a documentação do imóvel e dos vendedores está em dia para garantir a viabilização da negociação. Negativas de IPTU, de condomínio, de ônus e ações, matrícula atualizada, averbações, alvarás e uso de FGTS, dentre outros, são imprescindíveis para fechar o negócio com segurança.

8. Valor: O valor de um imóvel é baseado nos itens acima, bem como de sua avaliação de mercado, de acordo com o m2. Ou seja, um imóvel pode variar de preço, considerando alguns fatores objetivos, como estado do imóvel, e também subjetivos, como a localização e a presença de empreendimentos úteis ao redor.
Uma boa precificação simplifica o processo de negociação e o torna agradável tanto para compradores quanto para vendedores, nos casos de compra e venda, e a mensuração deste valor também pode ser útil em casos como partilha de bens, financiamento, construção de edificações, etc. Seja um imóvel na planta ou usado, uma casa ou apartamento, no campo ou na cidade...

O importante é você se “identificar” com o que você procura, acertar na compra e realizar o seu sonho, desfrutando de momentos únicos com conforto. Lembre-se que o corretor de imóveis é o profissional que possui formação e qualificação para auxiliá-lo neste momento. Ter um especialista no assunto que acompanhe e faça a intermediação para a aquisição do imóvel, pode tornar tudo mais fácil e seguro, tanto para compradores quanto para vendedores.




Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Cookies.