Blog Master Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

O que é a Taxa Selic e como ela impacta o mercado imobiliário

O que  a Taxa Selic e como ela impacta o mercado imobilirioSaiba como a Selic, principal parâmetro para os juros no país, interfere em pontos importantes para o mercado imobiliário, como acesso a crédito, juros e até preços

Possivelmente você já ouviu falar na Taxa Selic. Mas, você realmente sabe o que ela significa e como ela impacta sua vida? Então, confira a seguir a importância da Selic e como ela tem uma forte influência no mercado imobiliário de Passo Fundo e de todo o Brasil.

Inicialmente, a Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Nesse sistema passam todas as transações efetuadas pelas instituições financeiras do país que utilizam títulos públicos federais como garantia.

No sistema bancário brasileiro, o Banco Central (BC) define que no fim de cada dia, os bancos precisam ter um determinado valor em caixa. A quantia que precisa estar disponível é definida pelo BC para que se possa controlar o volume de dinheiro que circula no país. Isso é importante para controlar a inflação, por exemplo. E a forma como o BC controla isso é através da Selic.

Como a Taxa Selic impacta o mercado imobiliário

Já que a Selic é responsável por monitorar grande parte da movimentação bancária no país, ela é adotada como a taxa básica de juros do Brasil, e por conta disso, é usada como parâmetro para vários setores, inclusive no mercado imobiliário, especialmente na compra de imóveis.

As empresas do setor, bancos e demais players usam a Taxa Selic como base para estipular os juros das parcelas de um financiamento, por exemplo. E como o acesso ao crédito pelas pessoas que compram casas ou apartamentos é a principal forma pela qual as pessoas conseguem recursos para adquirir um imóvel, qualquer mudança na Taxa Selic impacta e muito o setor.

Momento é favorável para compra de imóveis

Como já explicamos o que é e como a Taxa Selic impacta o mercado imobiliário, agora é preciso destacar o momento favorável em que estamos para quem quer comprar casa, apartamento, sala comercial ou algum outro espaço.

No início de maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) – que é responsável por se reunir a cada 45 dias e definir qual será a Taxa Selic pelos próximos 45 dias – reduziu a taxa no seu menor patamar histórico, o de 3% ao ano. Para uma taxa de juros que no Brasil já foi uma das maiores do mundo, chegando a alcançar o percentual de 14,25% ao ano em 2015, o percentual atual é considerado extremamente baixo.

Assim, conforme o Banco Central, quanto mais baixa a Taxa Selic, mais barato é para os bancos captarem recursos no mercado, por isso, a tendência é que as instituições reduzam suas taxas também.

Mesmo que a Taxa Selic seja um dos pontos que compõem o custo para se pegar dinheiro emprestado, no geral, quanto mais baixa a Taxa Selic, menores tendem a ser os juros pagos pelo comprador de um imóvel na hora de acessar um financiamento. Desta forma, menores serão as parcelas e menos impacto a aquisição do imóvel trará ao orçamento do comprador.

Esse cenário favorável ajuda a trazer otimismo no mercado imobiliário mesmo com os impactos da pandemia da Covid-19. Os bons preços e as vantagens para acessar crédito que uma Selic baixa proporciona, estão mantendo a intenção de compra dos brasileiros, como mostra um levantamento realizada pela empresa de consultoria Brain Inteligência Estratégica.

Conforme o estudo, 55% das pessoas entrevistadas seguem com a intenção de comprar imóveis nos próximos meses, dentro daquelas pessoas que afirmaram ter vontade de adquirir um imóvel no início do ano, antes da pandemia. A empresa realizou os levantamentos utilizando seu banco de dados e entrevistando mais de 600 pessoas em diversas regiões do país.

Então, se você quer aproveitar as oportunidades, confira no Grupo Master Imóveis algumas ótimas opções de casas, apartamentos, salas comerciais e outros imóveis para fechar um ótimo negócio.
 




Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.