Blog Master Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Saiba quais foram e aproveite as oportunidades e os estímulos anunciados para o setor imobiliário

Saiba quais foram e aproveite as oportunidades e os est�mulos anunciados para o setor imobili�rioRealizamos um levantamento resumido das principais medidas já anunciadas para você ficar bem informado e aproveitar as vantagens

Diversos anúncios e estímulos já foram efetuadas pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica Federal no que tange ao mercado imobiliário no país, em razão da pandemia de Covid-19. Entre as medidas, estão desde a prorrogação no pagamento de parcelas de financiamentos que beneficiam pessoas físicas e jurídicas, inclusão de valores de impostos no total financiado e, mais recentemente, a permissão de um imóvel já financiado ser usado como garantia para uma segunda operação.

Para auxiliar você a aproveitar essas oportunidades, nós da Master Imóveis fizemos um levantamento resumido dos principais anúncios e estímulos que impactam o setor já feitos até agora. Confira:

Prorrogação de pagamentos

Desde meados de abril está em vigor a prorrogação de até três meses nas parcelas de financiamento habitacional junto a Caixa Econômica Federal para pessoa física. A possibilidade se aplica aqueles clientes que estejam com as parcelas em dia ou com até duas em atraso, valendo também para contratos de habitações ainda em obras.

A prorrogação também vale para quem utiliza o saldo do FGTS para quitar parte do crédito e financiou o restante. Esse saldo restante pode ser prorrogado por 90 dias. A operação pode ser feita através do aplicativo da Caixa.

Além disso, em novos contratos a Caixa oferece carência de seis meses para o início do pagamento e o banco está estimulando a renegociação de dívidas que estejam em aberto. A Caixa ainda permitiu a liberação antecipada de até duas parcelas sem a necessidade de vistoria, aos clientes que constroem com financiamento do banco público.  

Liberação de recursos

O banco, o próprio governo Federal, bem como demais instituições do setor privado, desde o início do ano liberaram bilhões de reais para estimular o setor e ajudar na manutenção de empregos, já que a construção civil é uma das que mais emprega no país.

Além de recursos, iniciativas visam reduzir os trâmites burocráticos para facilitar o acesso ao crédito. Também, a taxa de juros no financiamento imobiliário tem sido reduzida, influenciada pela baixa da Selic e também pelo cenário causado pela pandemia.

Inclusão de custos cartoriais e ITBI no valor financiado

Outro anúncio efetuado pela Caixa foi a permissão de ser incluído no valor total financiado para compra de um imóvel, os custos cartoriais e de ITBI, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis.

Também, o banco autorizou o registro eletrônico dos contratos habitacionais, dando maior rapidez e menos necessidade de deslocamentos nas negociações imobiliárias.

Imóvel financiado como garantia de nova operação

Uma das medidas mais recentes de estímulo ao setor, foi a regulamentação realizada pelo Conselho Monetário Nacional (CNM) que permitiu às pessoas físicas utilizarem imóveis já financiados como garantia para uma segunda operação.

A medida é vantajosa porque determina que a nova negociação tenha taxas de juros iguais ou menores ao primeiro financiamento, o que abre possibilidade para condições melhores no acesso ao crédito para um segundo imóvel.

Para empresas

Entre os anúncios já efetuados, também foram adotados estímulos para as pessoas jurídicas. Entre eles, está a antecipação de 20% do valor de financiamento para o início de obras, a redução de 30% para 15% do volume mínimo de comercialização para a liberação de empreendimentos; flexibilização da exigência de 15% de obra em novos empreendimentos, o que reduz o capital inicial necessário para iniciar uma construção; e a possibilidade de utilização de repasses ou recebíveis no pagamento de encargos nos empreendimentos, o que dará maior liquidez e melhorar o fluxo de caixa das empresas.

Além disso, se encaixam nos estímulos para empresas as flexibilizações trabalhistas permitidas pelo governo Federal em meio a pandemia.

Linhas de crédito

A Caixa também lançou linhas de crédito novas no início deste ano e alterou limites para o financiamento de imóveis. Para saber mais sobre as linhas consulte o Simulador Habitacional do banco.

Se você possui dúvidas quanto ao financiamento imobiliário, acesse masterimoveis.imb.br ou nos contate pelas nossas redes sociais e converse com nossos consultores.
 




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade